sábado, 15 de outubro de 2016

Dicas para trocar os escudos dos botões

Olá amigos colecionadores de futebol de botão. Ao longo dos anos tive diversos times diferentes em minha coleção. Por vezes, alterava a coleção colando um time diferente em cima de outro que já possuía. Este era um procedimento rápido, porém não me agradava, pois a cada "troca" a altura da arte do escudinho ficava maior. 

Foi quando resolvi tentar arrancar os escudos antes de trocar. Eu simplesmente com as unhas retirava um a um, com um baita trabalho, o adesivo. O problema é que ficava a cola embaixo e com isso a "altura" também ficava considerável. 

Foi então, que sem pesquisar no youtube (afinal, não existia isso na época) resolvi utilizar o procedimento descrito abaixo. Para alguns, um procedimento básico e lógico, mas que pode ajudar muitos outros colecionadores a trocarem seus adesivos com uma qualidade e rapidez muito melhor.

Então, lá vai o passo a passo.

1. Coloque seus botões de molho na água com um pouco de sabão em pó. Isso serve para ajudar a amolecer o papel para que ele saia mais facilmente dos botões.
 2. Após o papel amolecer (eu não tenho um tempo cronometrado em relação a isso, apenas deixo) retire aos poucos os botões para que ainda com o papel úmido você possa retirar o papel.
Utilize um pano ao fazer esse passo para não molhar o local aonde você estiver "trabalhando"
 3. Com outro botão ou mesmo uma palheta vá retirando lentamente o papel.

 5. Após retirar o grosso do papel eu os seco e os separo. Vai ficar um pouco da cola que mantinha o papel preso ao botão.
 6. Com o botão seco você deve passar acetona com um pequeno pedaço de algodão. Passe a acetona lentamente no alto do botão até que toda a cola saia. Alguns botões serão bem fáceis de sair, já outros darão um pouco mais de trabalho.
 Ao final o botão ficará limpo, parecendo novo.
 7. Ao final, a parte que eu mais gosto. Imprima as artes do time que você escolheu, recorte com cuidado e cole... e é claro, coloque o quanto antes para jogar!!!

No exemplo das fotos, segue a renovação que fiz para o time do Palestra Itália de Curitiba. Palestra, que na Minha próxima temporada jogará a Série B do Meu Campeonato Brasileiro. Em menos de 3 temporadas saiu da Série D para a B. Merecia esse prêmio!!!

Arte criada em 2009, logo no início do blog Meus Times de Botão:

 Nova arte para o extinto clube de Curitiba:



Espero que seja de ajuda para os colecionadores!!!

8 comentários:

  1. Quando você pretende voltar a postar os resultados de seus campeonatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Vitor. Ta corrido, mas atendendo o seu pedido vou postar daqui a pouco. Abraço!!!

      Excluir
  2. Ola Flavio. Legal sua dica, faço procedimento semelhante ("molho") pra limpar as lentes de relógio usadas. Acabei de postar dois times no meu blog: vaiprogol74.blogspot.com
    Se achar legal, add no seus favoritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa; Eu também andei limpando meus de vidrilha pra tocar os adesivos. Abraço!!!

      Excluir
  3. Olá! Tbm fiz esse procedimento de deixar de molho os botões, heheh...
    Uma dica utilíssima: depois de muito pensar e pesquisar, devido a demora em recortar com as tesouras os botões que imprimo, descobri um tal de scrapbook que recorta os escudos. Tem um com o corte redondo, de 2,5 mm que funciona PERFEITAMENTE para recortar os escudos tipo Gulliver. É uma maravilha e nos poupa um bom tempo.
    Link de um modelo de scrapbook (só como exemplo, não estou ganhando comissão, heheh): http://loja.scrapbook.net.br/product/630831/furador-scrapbook-circulo-liso-2-5-cm.
    Abraços aos colecionadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa, sempre bom receber dicas uteis.

      Excluir
  4. Flávio, em qual tipo de papel adesivo vc faz as impressões dos escudos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucas. Beleza. Imprimo nas folhas adesivas brilhantes. Tenho algumas artes impressas em folhas foscas. Imprimo naquelas adesivas inteiras, não aquelas que já vem recortadas.

      Convesando com alguns colecionadores vi que alguns estão imprimindo em papel vinil adesivo. Dizem ser melhor e mais fácil de retirar no caso de querer trocar os adesivos, porém é mais caro que o papel normal.

      Espero ter ajudado.

      Abraço!!!

      Excluir