sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bangú - RJ

O Bangu Atlético Clube foi fundado na cidade do Rio de Janeiro em 17 de abril de 1904. A história do clube está ligada a Fábrica Bangu, que existia no bairro de mesmo nome. Lá, ainda no Século XIX, alguns britânicos trabalhavam e reuniam-se para praticar o Foot-ball, muito antes de Charles Miller ter trazido a primeira bola de futebol para o Brasil, fato desmerecido por muitos historiadores. O Bangu foi um dos fundadores da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Muitos dos jogadores do clube eram operários da fábrica, sendo que certa vez três jogadores do clube foram convocados para a seleção brasileira, porém não foram liberados pois precisavam trabalhar. Em 1933, veio o primeiro título carioca do clube, numa final contra o Fluminense. Em 1960, o clube conquistou o Torneio Internacional de Nova York, batendo equipes como a Sampdoria, Rapid Viena, Sporting Lisboa e Estrela Vermelha. O segundo título estadual viria em 1966, com 15 vitórias em 18 jogos. Em 1985, o clube viveu seu maior momento no cenário nacional, ao fazer com o Coritiba a final do Campeonato Brasileiro daquele ano. O clube acabou perdendo o título na final por pênaltis  O vice campeonato deu ao clube o direito de disputar a Taça Libertadores de 1986, mas o clube acabou sendo eliminado logo na primeira fase, sem conquistar nenhuma vitória. Com a morte de Castor de Andrade, patrono do clube, o time teve uma queda meteórica, chegando a ser rebaixado para divisões inferiores até no Campeonato Carioca. A volta veio apenas em 2008. A boa campanha em 2009 deu ao clube o direito de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. Atualmente o clube disputa a elite do futebol carioca. O clube manda seus jogos no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, conhecido como Moça Bonita, com capacidade para 15 mil pessoas. Títulos: Campeonato Carioca: 1933 e 1966. Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 1911,1914 e 2008.



2 comentários:

  1. Lendo o texto, chegamos a conclusão que o Bangu tem história.... títulos, título internacional.... estádio... coisa que o CUrintia num tem....
    O Bangu é maior do que o "timinho"!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!

    Léo Maringá.

    ResponderExcluir
  2. Pelo andar da carroça, são os "Mulatinhos Rosados" quem vão papar a Segundona aqui na nossa mesa (conhecida oficialmente como 1ª Divisão B)!!

    Adalberto-SP

    ResponderExcluir