quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Como guardo Minha Coleção de Futebol de Botão - MTB

Essa semana fui perguntado como guardo minha coleção de futebol de botão. Resolvi então não apenas responder nos comentários, mas criar um post sobre o assunto.

Conte como você guarda a sua coleção!!!

A minha é guardada da seguinte maneira:

1. Uso uma caixa grande, onde guardo toda a coleção: botões, traves e acessórios. Quando peguei no mercado essa caixa eu embalei ela para durasse mais tempo. Usei papel contactil branco;

 2. Os times são separados por países e dentro dos países são divididos em Séries (somente em países que a coleção é muito grande);
 # Paraná... bem antigo. Quando comprei era a seleção brasileira. Fabricado pela Jofer.
 #Internacional. Escudinhos dos blog Escudinhos e botões da Klopf.

 # 24 times italianos.
 # 8 times sulamericanos: uruguaios, paraguaios, chilenos e colômbianos.
 # 26 grandes seleções de Copas do Mundo: vai de Brasil de 1982 a Uruguai de 1950.
 # Dezenas de times europeus: franceses, portugueses, belgas, escoceses, turcos e gregos.
 # Vidrilhas limpas esperando novas artes.
 # 12 Times espanhóis.
 # 10 times portugueses.
 # 10 times argentinos.
 # 16 times ingleses.

 # Times aposentados que disputarão uma Liga Alternativa Retrô
 #  Vidrilhas... Tem deBayern de Munique até Internacional Campeão Brasileiro de 1976.
 # Goleiros Gulliver
 # 14 Timaçoes de cada 1 dos 13 grandes times do Brasil + o meu paranito especial de 1991. Tem de São Paulo de 1991 a Seleção do Cruzeiro.
 # 12 Times da Série B do meu brasileirão
 # Botões esperando escudinhos para colar.
 # 64 times da Minha Série D do Brasileirão.
 # 48 times da Minha Série C do Brasileirão.
 # Acessórios: palhetas, cabinhos, bolinhas...
 # Goleiros padrão dadinho e 12 toques.
 # 56 seleções (algumas não estão nesse pacote)... Todas na disputa por vagas para a Minha Copa de 2018.
 # Botões a serem limpos para renovar os escudos.
 3. Material que fica pré-pronto para pegar rapidamente e jogar!!!

# Traves e goleiros ficam numa caixa de rápido acesso.
  # 3 Caixas separam os 4 torneios que estou jogando atualmente e ficam os 2 cadernos com as minhas tabelas.
 # Uma das minhas tabelas...
 # Liga Retrô: 20 times antigos e "inspirados" nos meus antigos disputam esse torneio. Uso somente neste torneio os goleiros gulliver antigo e as traves pequenas. É pra matar mesmo a saudade do tempo de piá.
 # No lado esquerdo 6 seleções Asia/Oceania na disputa das Minhas Eliminatórias. Ao centro a Série A do Campeonato Alemão - 7 times e no canto direito os times da Série B da Alemanha - 7 times. Detalhe, o Kayserslautern foi o campeão!!!

 # A minha Série A do Brasileirão. Torneio mais antigo e importante. São 12 times. O atual campeão é o Alecrim/RN.

E é claro, após o fechamento de cada temporada (que dura em torno de 3 a 4 anos) tenho que arrumar todas as séries... mas é um trabalho bem divertido!!!

Vamos lá, conte como vc guarda a sua coleção!!!

Abraço!!!

6 comentários:

  1. Flavio, bom dia
    Eu guardo minha coleção de botoes integralmente em organizadores de plástico iguais aos seus. Tenho uma caixa enorme cheia de goleiros Gulliver, pastilhas, palhetas, traves de plastico,etc.

    ResponderExcluir
  2. muito legal a organização, parabens

    ResponderExcluir
  3. Eu coloco em copinhos plásticos e potinhos vazios de iogurte, tudo lado a lado dentro de um engradado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa. Nunca tinha pensado nisso. Valeu pelo comentário. Abraço!!!

      Excluir