sábado, 8 de abril de 2017

Tabela Torneio Eliminatórias Simples.

Bom dia galera. Desde criança jogo futebol de botão e sempre fui aficionado em montar tabelas e organizar torneios com meus amigos.

Sou também Professor de Educação Física, e com isso estou constantemente envolvido em torneios e campeonatos.

Hoje vou começar uma nova série no blog, o tema: REGULAMENTOS DE TORNEIOS.

Atualmente, existem dezenas de programas e aplicativos que auxiliam nessa tarefa, mas muitos como eu, preferem pegar o caderno e fazer a tabela na mão. Ou mesmo, num caso de necessidade, numa prova da escola ou faculdade é preciso montar esse sistema. E é claro, entendê-lo.

Sem mais delongas, vamos começar com o mais simples deles, a ELIMINATÓRIA SIMPLES.

Essa é uma maneira rápida de se disputar um torneio, seja ele de Futebol de Botão, Vídeo-Game, Futsal ou qualquer outra modalidade.

Mas ainda assim, carece de se ter o mínimo conhecimento para o correto preenchimento da tabela.

1º Passo) Definir o número de participantes: 2, 3,6,10,15,25... Isso influencia na hora do preenchimento da tabela.

2º Passo) Definido o número de participantes, deverá ser criado um critério para saber quem terá direto a passar direto de fase, caso necessário. Tabelas com 2, 4, 8, 16, 32, 64... Ninguém passaria livre. Mas em casos, por exemplo, de 3, 7, 12, 17, etc times, alguém precisará passará livre. Segue abaixo algumas dicas de como se definir isso:
a) sorteio;
b) critérios, como: campeão torneio anterior, líder ranking, melhor campanha numa fase anterior a essa, etc.

3º Passo) Definido isso, passamos a fazer o preenchimento da tabela. No caso de torneios com o número de participantes entre 9 e 16 times, comece anotando o nome do primeiro time no número 1, o segundo time no número 2, e assim por diante. No caso do torneio ter 11 times, você anotaria o nome de todos os times e nas linhas 12 a 16 escreveria a palavra LIVRE. Assim, você garante o correto preenchimento da tabela. Esse sistema de anotação funciona com qualquer número de participantes.

Abaixo um exemplo de tabela com 11 times:



IMPORTANTE) Caso tenha dúvidas de quantos times passam livres, consulte a tabela amarela ao lado.

4º Passo) Inicie as disputas e a medida que os jogos vão acontecendo vá preenchendo a tabela, anotando os placares e o nome dos vencedores na fase seguinte. Com os times que "enfrentaram" os LIVRES (ou seja, passaram livre de fase), é só anotar o nome na fase seguinte.

Os jogos acontecerão até se conhecer o CAMPEÃO.

Defina o critério de desempates - em torneio de modalidades que isso possa acontecer (Ex. Futebol, Futebol de Mesa, Basquete, etc...). Por exemplo, no futebol, pode-se jogar a prorrogação e se preciso os pênaltis. Já no Vôlei, não existe esse problema do empate. Tudo depende do seu objetivo e tempo.

Outra coisa a ser definida é o número de jogos: 1, 2, 3??? Ou mesmo mais em cada confronto. Exemplo, na segunda fase da Copa do Mundo, os jogos são eliminatórios em apenas "1 JOGO". Já na Libertadores da América, são "2 JOGOS".

Abaixo, segue uma outra maneira de criar essa mesma tabela de maneira mais simples:
A mesma tabela preenchida

Para saber quantos jogos serão disputados ao longo do torneio, basta fazer o seguinte cálculo:

Números de jogos = Número de Competidores - 1
Ex. Torneio com 16 competidores
NJ= 16-1
NJ=15

Para mais informações entre em contato.

O próximo post da Série Tabelas e Regulamentos será sobre ELIMINATÓRIA DUPLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário